Sunday, August 27, 2006

CE-278 - Yano - Aula 3

Comentário do Artigo - Operation - Leadership - do general Peter Schoomaker

O artigo trata de uma mudança de paradigmas de liderança na área militar e consequentemente em outras áreas.
Segundo o autor, organizações vencedoras serão aquelas que fazem "soluções criativas em circunstâncias ambíguas", pois todos devem devem saber como ser um líder.

Os principais pontos do coronel Schoomaker, autor do artigo, são:
- Enfoque sua missão, defina sua identidade: deve-se conhecer as principais habilidades de cada um e haver um objetivo bem definido.
- Pegue as pessoas certas, construa o time certo: nunca confunda entusiasmo com capacidade, recrutar pessoas que realmente fazem o que é esperado.
- Ser um líder, demonstrar liderença: "Liderança tem tudo a ver com lidar com mudanças". Além disso o autor diz que liderança significa fazer com que as pessoas façam algo que não fariam normalmente - e fazer com que façam isto com vontade. Como não há uma fórmula pronta sobre como isto deve ser feito, procura-se por características comportamentais, psicológicas e intelectuais do que acredita-se serem traços de sucesso. Para avaliar tais carcterísticas, coloca-se os candidatos em situações que imitam a vida real.
- Ensine às pessoas como pensar e não o que pensar: uma forma de fazer com que as pessoas pensem é dar as linhas gerais do problema e não a solução do problema em si, fazendo com que os capitães ou gerentes sejam capazes de criar soluções ao invés de seguir ordens.
- Princípios essenciais mantêm a união: deve-se ter uma cultura de princípios básicos e fazer com que as pessoas subordinadas desenvolvam outros princípios. Um dos princípios básicos do autor é "Quando pensar em uma solução tática, tenha ciência de que o seu inimigo fará um movimento contra a sua tática" e que deve-se estar preparado para a reação adversária.
- Aprender fazendo é a forma de aprender: deve-se simular um ambiente de situação real e observar as atitudes tomadas. Quando a simulação acabar, deve-se fazer uma revisão dos principais passos tomados e ver quais seriam as opções caso tivessem o conhecimento atual da situação.
- Faça de todos um professor: Saiba que o seu time deverá ser capaz de continuar suas missões mesmo que você não esteja mais presente no meio. Ultimamente, a maneira mais efetiva de medir um líder e a performance da sua unidade na sua falta.

No comments: