A proposta do post é descrever de forma sucinta o site, identificando os pontos positivos e negativos.
Basicamente, o site fala sobre os desafios e oportunidades do mundo de negócios em uma era digital.
O principal conceito passado é que todo tipo de mídia pode ser digital, ou seja, transformado em bits. Nota-se que tudo fica cada vez mais digital, assim como as novas sociedades. Tudo à nossa volta pode estar conectado entre si, e conectados a grandes redes, até mesmo a internet toda.
Para notar esta grande participação das pessoas em uma era digital, estuda-se alguns dos principais motivos de atração, entre eles:
- A facilidade de comunicação
- Comunicação por e-mails e mensagens instantâneas gratuitas
- Procura por informação
- Compra e venda de produtos
- Pagamento de compras
- Procura por nova moradia ou trabalho
Algo um pouco estranho no site são algumas conclusões sobre a quantidade de informação produzida por ano, estimada em alguns exabytes. O site afirma que a quantidade de informação seria equivalente a uma prateleira de livros com 30 pés, por pessoa. Mas sabe-se que boa parte desta informação está relacionada a vídeos e dados telefônicos, o que deprecia a proposta.
Com relação ao capítulo de design, há a divulgação de algumas obvialidades, como por exemplo, "The first law of e-commerce is that if users cannot find the product, they cannot buy it either".
É interessante notar para os fatores que cativam usuários a certos sites, como tipografia, cor, layout, hierarquia do site, entre outros.
Outro ponto bem abordado é que o visual da página pode passar impressão de segurança para os usuários, embora isto seja altamente não correlacionado.
Outro tópico abordado está relacionado com a importante carga de informações que os usuários deixam ao longo de suas navegações. Tais informações podem ser extremamente úteis para procurar perfis de potenciais compradores.
Uma ferramenta interessante para tais análises é citada, o Google Analytics.
Um dos pontos fortes do site é a análise de casos sobre os Modelos de Negócios da era digital, bem como sua classificação e alguns exemplos específicos, como o Red Hat, Wikipedia e o Slashdot.
Há uma interessante abordagem sobre Autômatos no site, descrevendo serviços que os computadores podem fazer autonomamente, como filtrar SPAMS ou mesmo enviá-los. Há algo muito interessante dito:
The first phase of the Web is human communication though shared knowledge. We have a lot of work to do before we have an intuitive space in which we can put down our thoughts and build our understanding of what we want to do and how and why we will do it. The second side to the Web, yet to emerge, is that of machine-understandable information. As this happens, the day-to-day mechanisms of trade and bureaucracy will be handled by agents, leaving humans to provide the inspiration and the intuition. This will come about though the implementation of a series of projects addressing data formats and languages for the Web, and digital signatures.
Além destes tópicos, muitos outros como Ética, Privacidade, Propriedade Intelectual e Privacidade são discutidos.
Algumas vantagens do site:
- Oferecimento de podcasts
- Grande uso de links para pesquisas mais aprofundadas
- Análise de cases
Desvantagens do site:
- Podcasts muito delongados e um pouco prolixos
- Análise muito superficial em alguns tópicos
No comments:
Post a Comment