Monday, April 21, 2008

Fisl 9.0



Fiquei na arena de programação, mais especificamente verificando as novidades de desenvolvimento Open Source para Internet Tablets e celulares da Nokia.
O sistema operacional para os modelos 770, N800, N810 e N810 WiMax é o Maemo e o gerenciador de janelas é o Matchbox. O toolkit para GUI é o Hildon, também usado no Ubuntu Mobile (http://live.gnome.org/Hildon , https://stage.maemo.org/svn/maemo/projects/haf/doc/api/index.html). Alguns screenshots do Hildon podem ser vistos aqui (http://test.maemo.org/screenshots.html).
No primeiro dia, a plataforma de desenvolvimento foi o N95 (http://en.wikipedia.org/wiki/Nokia_N95), cujo sistema operacional é o Symbian OS que roda exclusivamente em processadores ARM. Dado que este sistema operacional é proprietário e sua implementação de C++ não é padrão, uma forma interessante de programar para o N95 é através de Python. Através do S60 (http://opensource.nokia.com/projects/pythonfors60/) pode-se fazer aplicações stand-alone e rápido desenvolvimento de protótipos. Um exemplo de aplicação que utilizava a câmera fotográfica para tirar uma foto e salvá-la no sistema de arquivos pôde ser feita em pouco mais de uma hora. Uma excelente referência com tutoriais para o S60 pode ser vista aqui (http://www.mobilenin.com/pys60/menu.htm). E aqui (http://www.mobilenin.com/pys60/resources/ex_camera_viewfinder.py) o código de uma aplicação para S60 que tira uma foto em 19 linhas.
Eis então que surge a pergunta, por que não desenvolver tudo em Java ME? Estas threads dão uma idéia (http://discussion.forum.nokia.com/forum/showthread.php?t=125743 , https://developer.symbian.com/forum/message.jspa?messageID=59978 ). Basicamente está ligado ao fato da virtual machine não disponibilizar algumas funções e à velocidade dos programas. Quando estas duas questões não são importantes, é muito provável que Java ME seja a melhor escolha, ainda mais visto que o C++ do Symbian não é o mesmo comumente disponível nos desktops.
Com relação ao desenvolvimento em Maemo, fica a dica do OpenBossa (http://www.openbossa.org/) com várias soluções interessantes combinando Python, Linux e embedded development.
Aqui (http://labs.vivi.eng.br/blog/?p=44 , http://labs.morpheuz.eng.br/blog/21/04/2008/fisl9-good-start/) há dois posts sobre a arena de programação do Fisl 9.0, explicando o que foi feito em cada dia. Também saiu um post bem engraçado no site do fisl: http://www.fisl.org.br/9.0/www/node/475 .
Fica aqui o meu grande abraço para todas as pessoas que conheci neste encontro, bem como um grande agradecimento pela oportunidade cedida pelo CCA e companhia dos amigos de trabalho :)

No comments: