Tuesday, October 17, 2006

Never too late to start

Well, I've finally written my first post on Wikipedia. The article is related to the description of the LiveWire segmentation technique.
If you want to check it out, follow this link: http://en.wikipedia.org/wiki/Livewire_Segmentation_Technique
Let's see how long it lasts there :)

Monday, October 16, 2006

Video about IVUS Coronary Segmentation

If you want to see the results of a 350 images IVUS stack, take a look at http://ivussnakes.sourceforge.net/?q=node/23

Holiday adventures

Well, it's really late now, but just for the records, I'd like to post a video about one of the jumps in Visconde de Mauá here. It was really fun!

Tuesday, October 10, 2006

IVUS Coronary Segmentation LiveWire Videos

I've posted some videos about how to use the LiveWire Plug-in to segment IVUS stacks on YouTube. Those can be seen through this link. I've published a new session on the LiveWire plug-in site called Videos. Most of the screen recorded material will be there http://ivusnakes.sourceforge.net.
If you enjoy the plug-in it will be published pretty soon.

Saturday, October 07, 2006

LiveWire Segmentation Plugin for ImageJ Release 0.9.5

I've released a new version of the Livewire segmentation plug-in here
For the official page, check http://ivussnakes.sourceforge.net/

New features:

***Make sure you have ImageJ 1.37r or later and Java 1.5 ***

Works with color:
Now LiveWire is able to segment color images. This is done converting them to grayscale and then using the standard procedure (Thanks, Volker Bäcker!)

Run with macro: one can now use the following macro to use LiveWire
run ("LiveWire", "x0=50 y0=30 x1=95 y1=95 magnitude=43 direction=13 exponential=30 power=10");

Just go to Plugins->Macro->Record...
Then type the above macro, give it a name and press the "Create" button.
Now save the file and go to Plugins->Macro->Install... Then, choose the macro file you've just created.
There'll be a new menu under Plugins->Macro->"Your New Menu". Choose it to run the Macro.
Make sure you've set the points inside the picture :)

New cost feature: Exponential
Now a new feature was added to cost. Basically, it gives more weight to paths that are over a low cost resultant gradient and paths over high gradients have less weight, being cheaper paths. This is done through the function:
fe = Math.exp(-pw*x)*fg;
where fe is the exponential cost and pw is the power parameter. Fg stands for the gradient magnitude cost (the one whose weight is affected by the "Magnitude" slider)
It works better if the other weights are set to zero (except for the "Power" one).

Better user interface:
Following code and opinions given by Volker Bäcker, the user interface is now better, so that the user is now able to finish segmentation through right-click and start another with left-click. To move points or add new points to the existing one, the user should press the keyboard shift key at the same time.

Friday, October 06, 2006

7 Eleven Japan

Este artigo mostra detalhes da gigante rede de lojas de conveniência 7 Eleven Japan e como ela teve sucesso ao estabelecer um inovador modelo de negócios que está mudando a indústria de lojas de conveniência no Japão.
A missão básica de uma loja Seven Elevan Japan é providenciar soluções para todos os problemas da vida corriqueira. Cada loja oferece uma variedade de produtos de alta qualidade e serviços necessários diariamente ou em uma base emergencial para transformar a vida em mais fácil e mais conveniente. Foram descobertas duas razões principais para a falha das lojas de conveniência atuais. Elas ignoraram: a importância da conveniência para o cliente e a qualidade dos produtos e serviços.
Com a sua forte capacidade de analisar as necessidades dos clientes, a SEJ perseguiu uma estratégia integrada apoiada por uso inovador de informação e TI, para controlar o marketing, merchandising e a fabricação de produtos originais.
A política de fazer outsourcing da maior parte das capacidades de TI para parceiros e perseguir avançadas iniciativas em TI, deu a SEJ vantagens substanciais sobre seus concorrentes.
TI estratégico, diagnóstico humano e por informação tal como conselhos de loja, controle em tempo real de item por item, rede de TI abrangendo toda a indústria e um sofisticado sistema de análise contribuíram para o sucesso da SEJ.

Thursday, October 05, 2006

CE-278 - Yano - Aula 6

McBusted
O artigo trata do primeiro trimestre em que o McDonald's não teve lucro e as decisões do CEO com relação a isso.
Ao longo do artigo, nota-se que o McDonald's nunca conseguiu incorporar eficientemente a tecnologia em seu contexto. Muito disso está associado à falta de criatividade da empresa que tem o Big Mac há 38 anos.
Quando o CEO Cantalupo percebeu que um dos maiores programas de inovação do McDonald's, o Inovate custaria um bilhão de dólares, cortou-o dizendo que aqueles custos eram apenas o começo.
Um dos pontos que o CEO disse ser necessária prioridade era na limpeza dos banheiros, pois as crianças poderiam não lembrar da qualidade do gosto de um cheeseburger, mas suas mães com certeza lembrariam quais banheiros eram sujos ou não.
O modelo principal em que o McDonald's baseou-se foi como se utilizassem modelos de produção em massa de carros para o meio de hambúrgueres.
Com relação ao programa Inovate, sabe-se que uma de suas medidas era monitorar não apenas a temperatura do óleo de fritura, como também o número de hambúrgueres vendidos e em quais lugares. Com este sistema, poderiam saber também se a temperatura de fritura dos hambúrgueres era suficiente para evitar que bactérias fossem proliferadas. No entanto, não sabia-se como utilizar tal sistema para melhorar operações tradicionais, o que mostra a incapacidade de adesão a novas tecnologias, o que levou o McDonald's a perder espaço no mercado para muitos de seus concorrentes.

Wednesday, October 04, 2006

CE-278 - Yano - Aula 5

When Failure is not an option

O artigo trata do estudo de sistemas que exigem um auto grau de confiabilidade no funcionamento, como no controle de tráfico aéreo nos Estados Unidos. O controle de falha utilizado para tal emprego foi desenvolvido pela Universidade da Califórnia, Berkeley.
No artigo, cita-se um caso de extrema necessidade de confiabilidade, que é o de um porta-aviões, no qual todas as atividades devem ser sincronizadas, havendo um grande número de pessoas jovens e constante renovação do efetivo.
Nota-se que a forma de procedência padrão do porta-aviões, ocorre através de subordinação e uma estrutura hierárquica. No entanto, em situações mais perigosas, como durante a decolagem e recuperação de aviões, as ordens hierárquicas tornam-se sobremaneira demoradas e a forma de atuação muda para uma cooperação em time, muito mais dinâmica e eficiente.
Em situações de emergência, até mesmo o mais moderno da base tem não apenas a autoridade mas a obrigação de suspender as atividades de vôo. Caso a sua ação seja posteriormente criticada, o mesmo não seria punido, por outro lado, se estivesse certa, ele seria publicamente elogiado.
A inovação também é inserida em processos tidos como simples memorização, pois a entrada de novos membros dá margem a novas idéias a serem debatidas com o efetivo mais experiente, havendo criatividade sobre processos que poderiam ser estáticos.
Após a citação do caso do porta-aviões, há uma comparação com uma organização civil, uma planta nuclear de energia, na qual esperava-se que os procedimentos também fossem hierárquicos. No entanto, nota-se que a constante inovação nos processos e questionamento sobre os mesmos pôde implicar em melhores procedimentos de segurança para a organização, mostrando que uma estrutura semelhante à do porta aviões também pudesse ser aplicada em uma instituição civil.
Um dos grandes pontos percebidos em comum em todas as grandes corporações de sucesso com relação a confiabilidade é a redundância. Encoraja-se grande comunicação nestas corporações, independentemente da hierarquia, logo, há muita redundância na troca de informações, o que evita falhas e mal-entendimentos. Outra característica é o constante aprendizado, que obriga os operários a estarem sempre questionando os procedimentos e encontrando novas maneiras de solucionar os problemas, motivando-os e evitando que haja comportamento retrógrado.